//Bloqueador de Selecao - iceBreaker http://www.icebreaker.com.br/ function bloquear(e){return false} function desbloquear(){return true} document.onselectstart=new Function ("return false") if (window.sidebar){document.onmousedown=bloquear document.onclick=desbloquear}

Quem sou eu

Minha foto
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar." Tudo da Clarice Lispector

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eros, Philia e Agápe

Faz um bom tempo que não escrevo aqui... De novo!

Mas todos sabem quem fim de semestre é um inferno pra se dedicar ao simples ato de escrever... o bom é que vocês caros leitores, também estão loucos pelo fim do semestre e isso os deixa com menos tempo para visitar essa humilde pagina sem visitação.

Não sabia o que escrever, até que na semana passada, minha queridíssima professora de “Estética do Espetáculo”, começa a falar sobre as virtudes da poética de Aristóteles, e para os que não conhecem são elas: Temperança, Prudência, Coragem, Justiça, Tolerância, Humor (O livro perdido) e é claro AMOR.

Ai, esse verbo/substantivo/adjetivo que tanto me incomoda, já falei dele algumas, boas, vezes nesse blog.

Aprendi que existem 3 tipos de Amor... Veja só, não conseguimos compreender 1 que dirá 3, mas vamos lá.

Eros é Paixão, segundo o pai do google, o Wikipédia.

Eros era o deus grego do amor. Hesíodo, na sua teogonia, considera-o filho de Caos, portanto um deus primordial. Além de descrevê-lo como sendo muito belo e irresistível, levando a ignorar o bom senso, atribuem-lhe também um papel unificador e coordenador dos elementos, contribuindo para a passagem do caos ao cosmos

Esse menininho aí o CÚpido galera, aquele que te flecha, flecha outro alguém (Dizem que vendado) e você quase sempre se Freud!

Por falar em Freud, na psicanalise, o “Amor Eros” é “o amor apaixonado, com desejo e atração sensual. A palavra moderna grega ‘erotas’ significa ‘o amor (romântico)’ e Freud usou o termo Eros, para definir libido ou o impulso vital como um dois instintos primários principais que determinam o comportamento humano, ao lado da morte. A energia psíquica de Eros é referido como libido. O instinto de vida é de auto-conservação das espécies e para a sobrevivência e reprodução do indivíduo. A palavra Eros inclui tudo, que visa o prazer (como o contato físico, alimentação, energia, movimento, alegria).

Como tudo na vida de Freud gira em torno da Grécia Antiga e no sexo... era de se esperar.

Trocando em miúdos “Amor Eros” é TESÃO, PAIXÃO, SEXO, PHODA!!

Vamos ao segundo

Philia, Philia vem do Grego (Ah Vá) e significa: Amizade/Amor

Quando Eros morre, nasce em ti a Philia! (Ou não)

Não contente com os 3 tipos de “Amores”, essa Philia aí, (que sim tem haver com zoofilia, Pedofilia, bexigofilia, dedofilia...) tem 3 sub divisões... Olha que legal, são elas: (Ctrl V do Wikipédia)

Philia baseada na vantagem mútua (amor para o que é útil).

Philia baseada no prazer mútuo (amor para o que é agradável).

Philia baseada na admiração mútua (amor para o que é bom).

E você com isso fala a real?

Em suma: Philia é o que você sente pelo(a) seu(sua) amigo(a), pelo seu marido, pela sua esposa, pela(o) sua(seu) namorada(o) de longa data!

E o último e tão importante é aquele que mamãe sente por você meu caro é o Agápe!

“A palavra representa o amor divino, incondicional, com auto-sacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento.”

E antes que Frued manifeste-se, é um amor assexuado!

Agápe é aquele que se sacrifica; que morre por; que não deixa o outro sofrer; que ama os erros, defeitos; que acha lindo; que abençoa.


Até o fim do ano, muito abordarei sobre esse tema... aguardem em breve “O Pequeno dicionário amoroso” de Sandra Werneck, próxima peça que farei na facul.


Em tempo, perdi minha avó 7 dias antes do último post desse blog, não comentei nada, pois ainda não tinha elaborado meu luto, de maneira que pudesse falar sem me ferir (mais). Porém aqui cabe um espaço. Quando duas pessoas vivem Eros, Philia e Agápe, juntos e ao longo de uma vida inteira... isso sim é AMOR. O resto, é uma tentativa de.

Vó abençoa daí que eu levo daqui! Amarei eternamente minha Agápe!

Beijos, Abraços e Apertos de mão


Link Reduzido: http://migre.me/53XDy

3 comentários: