//Bloqueador de Selecao - iceBreaker http://www.icebreaker.com.br/ function bloquear(e){return false} function desbloquear(){return true} document.onselectstart=new Function ("return false") if (window.sidebar){document.onmousedown=bloquear document.onclick=desbloquear}

Quem sou eu

Minha foto
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento." "Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, Depende de quando e como você me vê passar." Tudo da Clarice Lispector

sábado, 6 de junho de 2009

Ensaio sobre as mulheres de 50

Não poderia começar esse ensaio sem mencionar que já estamos nos primeiros vinte minutos do dia 6 de junho de 2009.
Acabei de assistir ao filme “O sorriso de Mona Lisa” e precisei vir ao computador para transpassar minhas emoções que ficaram contidas no filme.
É claro que o filme é uma obra fictícia, mas que nós faz questionar o por que não pudermos observar essas idéias antes. Para quem viu o filme sabe que estou falando de uma mulher (Que esta atípica de seu tempo) que tenta modificar o pensamento de jovens adolescentes onde por mais que sejam as “Garotas mais inteligentes dos EUA”, são educadas à simplesmente SERVIR seus esposos.
Ao estudarmos a época constatamos inúmeros pontos onde o machismo impera. Posso citar alguns exemplos: 1. Mídia (pois mostrava a mulher sempre em seu lar, cuidando de filhos e servindo a janta as 19hrs). 2. Universidades (Houve um avanço, se compararmos os anos 30 e 40 onde a mulher não tinha acesso às informações, mas mesmo assim as universidades “reservavam” cinco vagas para as mulheres).
Em compensação algumas mulheres conseguiram se expressar nessa época, por exemplo, Evita Perón, mas são poucos os casos onde a mulher tomava decisões.
Algumas frases da época explicam com clareza onde quero chegar.
Eis-as:
A esposa, depois de casada, deve vestir-se com a mesma elegância de solteira, pois é preciso lembrar-se de que a caça já foi feita, mas é preciso mantê-la bem presa.(Jornal das Moças,1955) (Ou seja, não havia homem traidor e sim mulher despreocupada)
O lugar de mulher é no lar. O trabalho fora de casa masculiniza.(Revista Querida, 1955) (Essa eu acho fantastica, só falta agora agregar “Mulher casa de branco pra combinar com a cozinha”. Francamente)

Logo ao analisarmos as frases (Que foram extraidas de revistas e jornais para o publico feminino), podemos observar com clareza a subimicidade da mulher para com seu homem e quando digo seu homem é porque realmente haviam interesses financeiros no relacionamento.
Pobre mulher dos anos 50!

E assim passados quarenta e três minutos do dia 6 de junho, muito pouco para discorrer uma decada, encerro este ensaio, questionando: “O que mudou dos anos 50 para os anos 2000/10?” pense; reflita e analise os pontos aqui expressos.

Muito Obrigado!
Renan Botelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário